não podemos esquecer da cavalgada amigos de pedrão abraço aos organizadores da cavalgada
Igreja Matriz-A mais bonita de toda região.
Lavagem em 2008
HISTÓRICO DO MUNICÍPIO
No inicio do ano de 1745, o casal Francisco Ferreira de Moura e Maria Mendes Bezerra, chegaram nesta terra, que não se sabe a quem pertencia, e de imediato, construíram a primeira casa (Um Sobrado), o qual custou o sacrifício de cerca de trinta escravos.
Aqui o casal teve os seguintes filhos; João Ferreira de moura, Padre André Ferreira de Moura, Eusébio Ferreira de Moura e Luiza Ferreira de Moura, sendo a optem Avó do Visconde de Aramai, Conde de Sergimirim, pai do Visconde de Oliveira.
Em 1779, construíram a primeira capela do S.S. Coração de Jesus onde hoje se encontra o atual Cemitério. Neste mesmo ano, ordenou-se o Padre André, filho do casal, e que no ano seguinte veio para o Município como vigário.
Em 1782, iniciaram a construção da Igreja Matriz do S.S. Coração de Jesus e mais dois sobrados, sendo um deles construído por Miguel Mendes, que também fez o primeiro plantio de cana - de- açúcar na região da Fazenda Iaçú até a Fazenda América, e prosseguindo, ele ainda construiu dois grandes engenhos de açúcar: um na Fazenda América, em 1783 e outro na Fazenda Iaçú, em 1803 respectivamente.
Nesta mesma época surgiu a família Sampaio que construiu mais três sobrados e fez outro grande plantio de cana-de-açúcar nas Fazendas Lagoa de Cabaça e Eldorado, onde também construiu outro engenho que foi inaugurado nos fins de 1805. A esse aglomerado de casas se atribuiu à quem, deram o nome de Arraial de S.S. Coração de Jesus.
Conta-nos uma história verbal, popular, que o Arraial nasceu de uma promessa feita pela antiga proprietária das terras, que certo dia ela saiu a cavalgar, e, nessa cavalgada o seu animal saiu em disparada, e que a sua promessa foi a de construir uma capela onde o animal parasse.
Outra história popular, também nos conta a origem do nome de PEDRÃO; Um caçador de nome Raimundo Alves descobriu que o Arraial estava edificado sobre uma pedra, e daí o nome Pedrão foi sendo popularizado, até que os moradores o adotaram, ficando o S.S. Coração de Jesus como o seu Padroeiro.
PEDRÃO NA GUERRA PELA INDEPENDÊNCIA
Em 12 de Outubro de 1832, Frei José Maria do Sacramento Brayner dirigiu um regimento ao Conselho Interino da Cachoeira para oferecer os seus serviços à Pátria, daí passou a residir em Pedrão.
“Frei Brayner” confessa no seu requerimento dirigido à Junta da Cachoeira que, ouvindo ler-se à tropa de Cavalaria um ofício do Coronel Bento Lopes, no qual convocava não só a tropa da cavalaria como também o povo daquele lugar para aclamar na Vila de Santo Amacio ao Sr. Pedro de Alcântara, Príncipe Regente e Defensor Perpetuo do Brasil, ele imediatamente se oferecera com o maior alvoroço de alegria, mas o Capital Miguel Mendes, a quem foi mandada aquela comissão, não quis que o suplicante marchasse, pelo estado atual em estava à moléstia, pelo que lhe rogou fizesse ver ao dito coronel os seus ardentes desejos, protestado que apenas melhorasse e estivesse em sua capacidade, o que assim praticou apresentando-se e oferecendo-se às autoridades constituídas da Vila de Santo Amaro, e ao mesmo Coronel na vila de são Francisco, fazendo-lhes ver o seu amor, patriotismo e adesão à santa causa, e agora também o faz a este Ilustríssimo e Excelentíssimo conselho do Governo Interino desta Província, e não só o suplicante, como também voluntariamente unidos a ele 39 indivíduos, que formam uma guerrilha chamadas Voluntários de Pedrão.
Aos 22 de outubro de 1822, o Conselho interino da Cachoeira tomou conhecimento desta grande iniciativa e comunicou-lhe, imediatamente,o seu contentamento diante da grande prova de patriotismo, porém não deferiu a petição que almejava a formação da guerrilha, uma vez que estavam aguardando, em breve a chegada do Exmº. General Labatut, a quem hierarquicamente deveriam obedecer as decisões sobre formações de novos corpos armados, ficando o Conselho na lembrança de empregar meios para tal fim.
Em, 04 de novembro, do mesmo ano, o Conselho Interino expediu uma circular ordenando ordenando a formação da guerrilha conforme o plano proposto e marchasse imediatamente para a Vila da Cachoeira à fim de receber as ultimas ordens e os destinos à seguirem, e que fossem armados de espingardas.
Em 29 de novembro, por convocação do General Labatut, através de oficio, a Companhia do Frei Brayner se dirigiu para o Quartel General, localizado no Engenho Novo, no Recôncavo.
Em, 05 de dezembro, o Conselho Imperial dirigiu ao Frei Brayner, novo oficio que declarava desejar fazer marchas os Voluntários de Pedrão para o Quartel General e se integrar como um corpo de tropas, desejo esse, que o Frei Brayner, sentiu como se fosse uma exigência, uma vez que o mesmo ordenava que se aprontasse de imediato para marchar logo no outro dia, impreterivelmente, levado os Voluntários da Guerrilha, juntamente com os Voluntários da Guerrilha da Comarca do Sul, e lá se apresentassem ao General a fim de receberem seus destinos, inclusive levando suas fardas (roupas de couro) e as fardas que ainda estavam por fazer para concluírem as suas confecções no Quartel General, sem precisar levar armamentos de Clavina para a inteligente execução.
Os Voluntários de Pedrão, sob o comando de Frei Brayner, adotaram como fardas as vestes de couro, como seguinte regulamento:
O seu uniforme em marcha era: Chapéu de Couro, com uma chapa de latão oval, e ao centro desta a letra “P”, e acima da letra uma coroa real;
A túnica era o gibão; algibeiras longas; calças de algodão branco ou couro; surrão ou saco às costas; clavinas, espingardas ou bacamartes, espadas ou facas grandes e pequenas; à cavalo ou à pé, calçados ou descalços, segundo as circunstancias o exigirem.
O uniforme fora de marcha: Opcionalmente, chapéu branco fabricado artesanalmente, com a mesma chapa;
Fardeta de algodão de qualquer fazenda de cor azul-escuro colete e calças de qualquer tecido de algodão branco.
Os Voluntários, também denominados ENCOURADOS DE PEDRÃO, foram alistados 39 (trinta e nove) homens formando 40 (quarenta) com o seu Comandante.
Todos, homens do campo, sendo dezenove casados e o restante solteiros, que abandonaram seus lares e famílias e seguiram para o campo de luta sob o comando do Frei José Brayner.
ENCOURADOS DE PEDRÃO NO DESFILE 2 DE JULHO
Tópico: PEDRÃO
Data: 28/12/2011
Assunto: politica
eu sou jovem e idealista e capacitado amo pedrao quero ser canidato a vereador
Data: 05/02/2013
Assunto: Re:Re:politica
Caro Juraci Souza
Tenho observado algumas postagem sobre Pedrão, acho interessante a divulgação da minha terra natal, mas algo eu estranho o não complemento da matéria .Por exemplo: "Pedrão um pedacinho da Bahia" autor: Jorge Galdino, é o título do 4º livro publicado, muito antes de existir blg sobre Pedrão e não consta o nome do autor e outros textos do livro "Pedrão Histórias e Estórias" autor: Jorge Galdino, também publicado e não consta a autoria. Vejamos isso com mais clareza. Manteremos contato. Obrigado!
Data: 27/11/2011
Assunto: Lavagem
Oi! Eu adoro as festas de Pedrão. Mais sou apaixonada pela lavagem, CLARO NEH! Foi na lavagem que eu conheci o grande amor da minha vida. Um abraço para minha SOGRONA ai do PF e um beijão para o meu CACARICO. E me espere ai viu, Lavagem de 2012 estou colada. Amo PEDRÃO
Data: 27/11/2011
Assunto: Cidade
Gosto muito de Pedrão. Minha cidade querida manda um abraço para todo mundo da Fazenda Patrimonio e pro Sitio(Agua Branca)Beijão para todos q é fã d Pedrão como eu.
Data: 12/09/2011
Assunto: Procura por familiares
Gostaria de localizar alguem da familia pacheco dos santos.
Existe como??
Data: 04/01/2018
Assunto: Re:Procura por familiares
Existem varios pacheco dos santos,lembra-se do nome de alguem.
Novo comentário
Blog
Pedrão
10/05/2011 00:05
CARACTERISTICAS SOCIO – ECONOMICAS
O Município de Pedrão possui sua economia Baseada na agricultura, tais como, a cultura de fumo, mandioca e milho. Como não podemos deixar da pecuária que também faz parte da economia, destacamos pelo Gado Leiteiro. O comercio é representado pelos varejistas é bem diversificado, representado pelo comércio de tecidos, secos e molhados, eletrodomésticos, farmácias e bares. O comercio atacadista é pouco desenvolvido.
A indústria é representada pelas casas de farinhas. Possui um estabelecimento de crédito, representado pelo BRADESCO S/A.
Com freqüência, há o êxodo rural para o Município e outras cidades em busca de oportunidades.
Produtos
Blog
Pedrão
10/05/2011 00:05Enquete
O que você acha que deveria ser feito para Pedrão se desenvolver?
Data: 07/06/2015
Assunto: CIDADE LINDA
BOM DIA. PRIMEIRO QUERO DEIXAR REGISTRADO QUE, VENDO AS FOTOS DA CIDADE FIQUEI IMPRESSIONADO PELA SUA BELEZA.
TENHO UMA AFEIÇÃO POR ESTA CIDADE POR SER O MEU SOBRE NOME "PEDRÃO". RESIDO EM INDAIATUBA (PRÓXIMO A CAMPINAS).
UM DIA IREI CONHECER ESSA LINDA CIDADE.
UM ABRAÇO A TODOS OS MORADORES DE PEDRÃO.
Data: 07/06/2015
Assunto: Meu pedacinho de chão!
Primeiramente o grande orgulho de ser pedronense, onde crescir e pude ter uma verdadeira infância sadia onde todo lugar que eu var, sempre estarei a gloriar!
Data: 14/11/2014
Assunto: Boas Lembranças
Passei minha infância correndo pelas ruas desse maravilhoso lugar, tenho boas lembranças dessa cidade que respeito e que tenho um carinho muito grande, sempre que estou de férias, se tornou um ritual sagrado passar no mínimo quatro dias por ai. Estou trabalhando duro para quando chegar aos meus 45 anos ter condições de ir morar ai.
Uma das coisas que me deixa muito triste é ver muitos jovens indo embora pela falta de trabalho e uma boa perspectiva de vida. os políticos dai tratam o povo com descaso são demagogos e agem segundo os seus interesses. A MELHOR COISA QUE PODERIA ACONTECER SERIA O POVO LEVANTAR UM CANDIDATO PRÓPRIO E O POVO DIZER PARA ELE O QUE DEVERIA SER FEITO. O POVO O LANÇARIA O ELEGERIA E O POVO MESMO PASSARIA AS ORDENS PARA ELE. PODEM DIZER QUE É IMPOSSÍVEL MAS UM DIA PODERÁ ACONTECER.
Data: 18/01/2014
Assunto: encontrar descendentes da familia de Alfredo de Oliveira Alves
Favor quem possa a me ajudar alguma noticia da família do Sr. Alfredo de Oliveira Alves, deixou Pedrão há muitos anos, foi comerciante e regente da orquestra de Pedrão.
Obrigado;
(011) 32720106 - e-mail: cirilobutieri@ig.com.br
Data: 16/02/2023
Assunto: Re:encontrar descendentes da familia de Alfredo de Oliveira Alves
Ele era o pai da minha avó. Qual seu grau de parentesco?
Data: 16/02/2023
Assunto: Re:encontrar descendentes da familia de Alfredo de Oliveira Alves
11 994192527
Data: 09/01/2014
Assunto: Pousada/pensão/hotel
Prezados, há alguma pousada, pensão ou hotel em Pedrão? Teria o contato telefônico para me passar? Ou endereço com ponto de referência? Obrigada.